logo RCN
São Lourenço do Oeste

Fraternidade e Educação

Frei Luizinho Marafon - Pároco da Igreja São Lourenço Mártir

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou, por meio da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Neste ano, a CF tem como lema: "Fraternidade e Educação" e o lema "Fala com sabedoria, ensina com amor", (Pr 31,26). O início da CF se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. "Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação", convida a presidência da CNBB.


Quaresma


Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa. Na Páscoa celebramos a Ressurreição de Jesus e a nossa Ressurreição.

Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa. Em 2022, a quaresma começará no dia 2 de março e terminará no dia 14 de abril.

Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e a conversão espiritual. Normalmente se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz. É costume serem realizadas missas onde os fiéis são marcados na testa com cinzas. Essa marca normalmente permanece na testa até o pôr do sol. Esse simbolismo faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Na Bíblia, o número quarenta é frequentemente citado, para representar períodos de 40 dias ou 40 anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes. Alguns exemplos mais conhecidos são: 40 dias de dilúvio da Arca de Noé; 40 dias de Moisés no Monte Sinai; 40 dias de Jesus no deserto, antes do início do seu ministério; 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.

Quaresma, tempo de renovar a fé, ouvir a Palavra de Deus e buscar o caminho que nos conduz ao Pai. Somos convidados a superar nossos pecados e fraquezas, transformar nossas vidas em instrumentos do amor de Deus. Jesus é o nosso modelo. Ele nos convida a irmãos ao deserto para realmente buscar a conversão.


Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News:

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM

A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional


Anterior

Uma conquista além fronteiras

Próximo

Inovação alimentar nas prateleiras dos supermercados do Brasil

Deixe um comentário